4 de setembro de 2009

î|pachelbel>

Com tanta coisa legal para postar, resolvi seguir a cronologia e fazer um post em homenagem a Johann Pachelbel, que celebraria seu aniversário dia 1° (se não tivesse morrido a 303 anos atrás). Pois bem, juntando tudo o que ue já ouvi sobre ele dos bardos que freqüêntam a taverna formulei um texto sobre ele dividido em duas partes: O que muitos não conhecem; O que todos conhecem. Enjoy

- O que muitos não conhecem:
Pachelbel foi um dos grandes compositores do barroco alemão e contribuiu no desenvolvimento dos prelúdios e fugas. Dentre suas obras, a maioria foi feita para órgão, predominantemente para a Igreja Protestante alemã. Contudo, foi muito influenciado por seu conhecimento em música religiosa católica, tanto italiana quanto austríaca.
Escreveu várias peças livres, como fugas, fantasias e tocatas, além de peças para coral e sonatas. Suas obras apra órgão incluem cerca de 70 corais e 90 prelúdios.
Indiretamente acabou influenciando J.S. Bach, pois deu aulas para seu irmão mais velho.

- O que todos conhecem:
Apesar de ter composto suas obras entre os séculos 15 e 16, para a grande maioria ele é um 'One Hit Composer'. Pergunte para qualquer um qual peça essa pessoa conhece de Pachelbel e, se essa pessoa já ouviu falar dele, você obterá como resposta: 'Canon de Pachelbel' (Kanon in D maior). Contudo, dentre o acervo de Pachlebel essa peça não é muito interessante, apesar de bonita de se ouvir.
O Kanon in D se trata duma peça de repetição para 3 violinos e violoncelo contínuo (logo derivável e integrável em todos os pontos do domínio). O 1° violino executa 4 compassos, que depois são repetidos pelo 2° violino e pelo 3° violino sempre num intervalo de 4 compassos. Enquanto isso na sala da Justiça, o cello fica preso em 8 notas a peça inteira.
Grandes pesquisadores desta obra, como Rob Paravonian, dizem que as 8 notas do cello são repetidas cerca de 50 vezes na peça. Diante desse fato intrigante, Rob concluiu que Pachelbel namorou, certa vez, uma violoncelista que o tratou BEM mal e terminou com ele então, quando ele escreveu a peça, ele colocou para fora todo o seu ódio e fez o que Rob classifica como 'a pior parte de cello já escrita'.
Ainda, as notas que o cello repete (ré, lá, si, fá#, sol, ré, sol, lá) são, segundo Rob, os acordes mais usados na música comtemporânea.
Para miores informações procure, no youtube, o vídeo 'Pachelbel Rant with portuguese subtitles'.

Nenhum comentário: