22 de julho de 2009

î|the_bog_mac_index>

  Conforme promeido, aqui vai.....................

  Como usar o preço do bigmac como indicador economico!!

  Se vc acha que eu invento essas coisas, a reportagem saiu no The Moscow Times.com (http://www.moscowtimes.ru/article/600/42/379695.htm) e, segundo ela, a mente insana por trás disso é o pessoal da revista The Economist. Eles criaram o chamado 'Big Mac Index' e usa o preço do famoso hamburguer para revirificar o quão valorizada (ou desvalorizada) está a moeda de seu país.
  Assim sendo, segundo o 'Big Mac Index', temos como moedas supervalorizadas o Dolar de Hong-Kong (lá os chinas comem BigMac por $1,72); A Rúpia Ceilandesa (moeda do Sri-Lanka) ; O Yuan chinês e o Hryvnia, moeda da Ucrânica (os ucrânianos comem o lanche por $1,85, metade do preço que o grande M amarelo cobra nos Estados Unidos). Já no outro lado da balança, a campeã é a Coroa Norouguesa (os nórdicos comem o n° 1 do cardápio $6,15).

  Por isso, acionando os matemáticos de plantão, fizemos os complicados cálculos para ver o desempenho do nosso Real. Para isso utilizamos a cotação do dolar comercial de hoje (R$1,905) e estimamos o preço do BigMac por volta de R$8,30. Com isso, vemos que o nosso BigMac custa menos que $4,40, ou seja, nossa moeda não esta tão ruim assim.

3 comentários:

Unknown disse...

porra manoo
mandaa pro fantasticoo essa estatística!!
vai ser bemmm melhor do que ver a regina cazé!!

Bob_cafe disse...

ahehaheahehahe


"porra manoo
mandaa pro fantasticoo essa estatística!!
vai ser bemmm melhor do que ver a regina cazé!!" [2]

Unknown disse...

véi, depois do indice do Batom da Stee Lauder....