18 de agosto de 2009

î|salieri>

Com a ajuda dos antigos sábios continuamos nossa empreitada, mostrando que à cultura no curso de Física (e não apenas equações diferenciais). Hoje vamos tentar livrar a cara dum sujeito que ficou queimado na rodinha (no bom sentido) depois dum filme estadunidense, ie, made in USA. Estou me referindo a Antonio Salieri.

Salieri, originário da Itália, foi compositor oficial da Corte de José II, arquiduque da Áustria, em 1774. Após, tornou-se maestro da Orquestra Imperial, em 1788 e lá ficou até 1824. Também foi presidente do Sindicato dos Artistas Musicais de 1788 a 1795, quando passou para a vice-presidencia e ficou encarregado dos concertos até 1818.
Além disso, foi professor de Beethoven, Liszt, Schubert e outros (que já esqueci os nomes). Além desses, ele ensinou o filho mais velho de Mozart, Franz Xaver.

As lendas a respeito de sua richa com Mozart foram criadas por uma peça de teatro de Peter Shaffer. Esta peça foi adaptada ao cinema por Milos Forman, sob o título de Amadeus, e ganhou 8 óscares em 1984 (o episódio VI: O Retorno de Jedi concorreu no ano anterior). No flime, Salieri é retradado como invejoso do gênio de Mozart (até ai blz, até eu sou) e como sendo um músico mediocre (aí não!!!!Sr. Shaffer, se vc pensou assimo, vai lá e faiz melhor então!!)

Porém, não se fala muito do Salieri hoje em dia, apesar dele ter sido phodão na época em que viveu. Isso se deve a um mero detalhe: ele viveu a maoir parte de sua vida de compositor na mesma época que Mozart (seria equivalente aos físicos que viveram na época do titio Einstein e seus comparsas, ou então ser matemático e ter sido contemporâneo de Gauss).

Concluindo, Salieri é mais conhecido como 'vilão' do filme Amadeus do que como o excelente músico e compositor que era. Por isso, no dia do nascimento de Salieri, achei justo fazer este post.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu não entendi direito Mr. Shaffer, vc chamou Salieri de medíocre???... como alguém cujo nome seja Antonio é medíocre... kkkk...
Vou tunelar vc Shaffer...
kkkkkkkkkk